Todas as Estrelas do Céu


Nome: Todas as Estrelas do Céu
Autor: Enderson Rafael
Editora: Novas Ideias
Livro: Skoob
Sinopse:

Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro?

Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própia consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente.

"Todas as estrelas do céu". Uma obra polêmica e doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado, falado de igual para igual com os jovens ou mesmo para quem já passou da adolescência.


No meu simples conceito de amor, como a garota romântica que sou, não existe um exemplo "certo" ou até mesmo "oficial" para este sentimento. Amor é amor. Seja ele entre um homem e uma mulher, materno/paterno, homossexual... ou mesmo fraterno. Todos nós procuramos pelo amor, e quando é sincero e real, não se deve julgá-lo.

Caroline e Leandro são irmãos de criação, no meio da adolescência, sofrendo as consequências que a mesma traz. Normalmente a adolescência já é complicada por si só, com todas aquelas transformações que acontecem, sem termos que enfrentar outros dramas maiores. Infelizmente, eles tiveram que arcar com esse algo a mais. Eles se apaixonaram, uma coisa nada aceitável para a sociedade em que vivem. Principalmente para sua família, que mesmo que moderna, continua a ser um tanto quanto conservadora, especialmente nesse aspecto. Cansados de lutar contra o que sentem Carol e Leandro mudaram o foco: agora terão que lutar contra sua família, a sociedade e seus conceitos, que tentam separá-los.

Os dois tentam esconder o relacionamento, se encontrando furtivamente em lugares afastados da cidade, mas o esforço não prevalece por muito tempo. Por um descuido, eles acabam por revelam o seu amor não convencional, e para tentar acabar com o relacionamento e o amor dos dois, seus pais mandam Leandro para estudar para em Petrópolis (eles moram em Teresópolis), mas a distância não foi o suficiente para suprimir o amor dos dois. Quando o vestibular de Leandro passa, os dois arrumam um jeito de se encontrarem em Florianópolis, pra passar uns dias de férias, mas nem longe do Rio eles vão ter descanso, e as coisas tomam um rumo inesperado.

Mesmo com esse tema de "amor proibido", o livro não deixa de ser leve, doce e apaixonante. É um livro pequeno, não leva nem uma tarde inteira pra ler. Contudo, é uma obra para se ler de mente aberta, livre de preconceitos. Enderson tem uma escrita envolvente e você se sente ali dentro (principalmente pela estória se passar no Brasil, e a maioria das pessoas conhecerem os lugares citados durante livro), como se fosse um amigo observando o desenrolar dos acontecimentos de perto. Te faz soltar suspiros e, apesar de particularmente o final não ter sido nada como eu queria, é um livro ótimo que faz repensar tuas convicções, teus princípios.


Nota: 4



Sobre mim: Gabriela Martins, 17 anos. Gaúcha criada pelo Brasil, atualmente perdida no nordeste. Estudante de Negociações Internacionais, bookaholic e amante de filmes. Aquariana que não vive sem música, ama fotografar, viajar e reclamar de tudo.

You May Also Like

0 Veja quantos dragões pousaram aqui!